Dicas para uma gestão de pneus eficiente
A gestão de pneus é feita com o acompanhamento e o controle do uso dos pneus na frota de veículos, monitorando o rendimento e a durabilidade.
Cuidando dos pneus
Para realizar a gestão, você deve controlar gastos com combustível, pneus, reposição das peças e manutenção a fim de conseguir ter menores custos e mais lucros ao realizar seu serviço.
Com um plano de acompanhamento dos pneus, além de os custos serem reduzidos, os caminhões andarão nas estradas com mais segurança.
Tipos de pneus
Pneu diagonal
Hoje em dia, este modelo é pouco utilizado. Ele é fabricado com lonas de nylon e um par de fios de aço (talões) e, geralmente, conta com cintas amortecedoras de nylon também.
Pneu diagonal cintado
Tem uma carcaça de lonas de nylon e cintas com cabos de aço que dão firmeza à área da banda de rodagem e maior resistência a possíveis danos, como cortes e impactos.
Pneu radial
Hoje em dia, é o tipo de pneu mais usado, tanto em automóveis de passeio como de transporte. Ele tem cintas de aço que deixam a carcaça mais firme, o que dá mais estabilidade às manobras e faz com que os costados sejam flexionados de maneira certa. Além disso, tem uma maleabilidade maior, o que aumenta a vida útil e gera mais aderência ao piso, mais maciez e menos atrito no caminho.
Escolha dos pneus
Na hora de escolher o pneu, você tem que saber qual é o uso ideal de cada um, não é mesmo?
Conhecer cada tipo de pneu faz a diferença.
A escolha certa do pneu ajuda na economia do combustível e reduz desgastes, diminui a frequência de troca e oferece segurança no transporte.
As fábricas de pneus têm uma diversidade de tamanhos, construções e tipos de desenhos, e os fabricantes são os profissionais adequados para aconselhar qual o melhor estilo para o seu veículo.
Você sabia que os melhores resultados na montagem ocorrem quando existem conjuntos completos de pneus radiais ou diagonais?
Existem algumas precauções para evitar problemas nas montagens mistas. Veja quais são:
1 – Nunca monte pneus de construções diferentes no mesmo eixo;
2 – Não monte pneus de construções diferentes em veículos motores com dois eixos de tração.
Critérios para descarte e reforma de pneus
Repor pneus é algo que dói no bolso. Por isso, é importante você ter as informações corretas para saber o momento certo de comprar ou reformar.
Os pneus são feitos para durar por um certo tempo, por mais que, às vezes, os cuidados com a manutenção e o uso possam aumentar a duração do pneu, chega o momento em que ele precisa ser descartado, pois não há mais nenhuma chance, mesmo após uma reforma, de voltar a ficar bom.
Existem algumas informações que você deve saber sobre os consertos e a reforma de pneus antes de seguir na estrada. Aproveite para ficar por dentro!
Quando você reforma pneus de caminhões, o pneu usado recebe novas bandas de rodagem depois de ter sua carcaça avaliada.
Não tenha receio, pois reformar pneus é uma opção econômica, segura e ecologicamente correta.
Geralmente, o pneu pode ser reformado uma vez, mas isso depende de seu estado de conservação. Por isso, deve ser avaliado com muito cuidado pelo reformador para diagnosticar se a reforma é viável ou não.
Os aros ou as rodas do caminhão nunca devem ser consertados ou reformados.