COMO ADMINISTRAR O FRETE
Você perceberá por que administrar o frete é importante para o seu negócio.
Administrar o frete para ter lucro
Saber administrar e calcular os custos do seu frete é importante para você não ter prejuízos. Então, para ter sucesso, é preciso que o preço do seu frete seja maior do que o custo total médio.
Preços, custos médios e demanda
Você já sabe que, quando o preço está abaixo dos custos totais médios ou igual a eles, não se está obtendo lucro, não é mesmo? Porém algumas empresas, quando estão com uma folga de caixa, ou seja, com um dinheiro sobrando nas finanças, podem fazer esse tipo de prática.
Algumas empresas adotam uma estratégia arriscada para ter mais clientes. Aproveitando uma boa folga de caixa, reduziu o preço do frete para um valor igual ao dos gastos que tem para fazer o transporte. Preste muita atenção, pois, se a empresa continuar se comportando dessa forma por muito tempo, com os preços abaixo dos custos ou iguais a eles, poderá desencadear uma guerra de preços, o que não é bom para a empresa nem para os seus concorrentes.
Metodologias para o cálculo do preço do frete
Existem algumas metodologias para ajudá-lo a definir o preço do frete. Aqui, você conhecerá as formas mais utilizadas pelo mercado, que são:
Preço a partir da concorrência
Preço a partir dos custos
Preço a partir do valor percebido pelo consumidor
Preço a partir da concorrência
Este é o método mais simples. Resume-se em você acompanhar os preços estabelecidos pelos seus concorrentes diretos e seguir aplicando o valor no seu frete. Caso os concorrentes alterem os preços, você alterará os seus também.
Preços a partir dos custos
Você define seus preços usando como base os custos de produção, distribuição e comercialização do seu frete. Todos são repassados para os clientes, com uma margem de lucro também.
Preço a partir do valor percebido pelo consumidor
Essa percepção que os consumidores têm em relação aos preços dos produtos e serviços é conhecida como valor percebido pelo consumidor. Estabelecer o preço do frete vendido a partir do valor percebido pelo cliente é vantajoso, pois normalmente gera lucros maiores. Isso porque você pode vender a preços mais elevados para aqueles clientes que valorizam mais o serviço.
Você sabia que muitos especialistas desencorajam a definição do preço a partir dos custos totais médios? Sim, pois essa forma não considera o preço que o consumidor estaria disposto a pagar pelo bem ou serviço.
Definir o preço a partir do valor percebido pelo consumidor é mais vantajoso, porém pode ser de pouca aplicação para empresas de pequeno e médio portes, já que as pesquisas necessárias são custosas para o tamanho de sua estrutura.
Na hora de escolher o método, você deve avaliar o que é melhor para a sua realidade.