Tirar o escapamento original da moto acelera o desgaste do motor
Alterar ou retirar a saída da motocicleta aumenta o barulho, as emissões de poluentes e a falsa sensação de melhoria na potência
Tirar o escape não aumenta a potência (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério.
Uma alteração ilegal que é muito comum de ver no Brasil é no escapamento da moto. Seja por motivos de gosto pessoal ou outros, pilotar sem a saída ou com ela adulterada é passível de multa pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por aumentar as emissões de gases nocivos à saúde no meio ambiente e também a poluição sonora. Porém, o condutor que faz isso também prejudica a vida útil do motor da própria moto.
Lei do escapamento Art. 230. Conduzir o veículo: XI – com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante; A primeira observação a respeito dos escapamentos da moto nem o de outros veículos pode estar sem o silenciador ou com defeitos.
Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
1º Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências.
O artigo 98 complementa as proibições mais comuns a cerca de escapamento, vetando alteração de característica que afetem os limites de poluição de emissões como a retirada do catalisador, que é um item que limpa parte dos poluentes liberados pela moto.
Malefícios em alterar o escapamento da moto, ou retirá-lo.
Além de ser contra a lei, retirar o escapamento da moto ou modificá-lo também desgasta o motor mais rápido.
Danos ao motor.
Em entrevista exclusiva ao Auto Papo, especialistas da japonesa Kawasaki reforçaram quais são os principais problemas que uma moto sem escapamento, ou adulterado pode apresentar.
Segundo a fabricante, o primeiro ponto é o aquecimento excessivo do motor, que acontece por conta do retrocesso do calor para as válvulas de combustão, já que o escapamento auxilia a saída de todos gases para que eles saiam e não fiquem “presos” no motor.
Perda de potência e da vida útil do motor Nesta situação, com o motor mais aquecido, a moto sem escapamento ou com ele adulterado também sofre com a perda de potência, o que vai totalmente contra a crença popular que acredita que ela aumenta. Isso é causado justamente pelo aquecimento excessivo.
Por fim, este aumento na temperatura e perda de potência desgasta mais o motor, pois os cilindros têm que se movimentar mais rápido para compensar a perda de potência e torque, o que consequentemente aumenta a queima de combustível. A moto sem catalisador também pode interferir na leitura da sonda lambda (sensor de oxigênio) uma vez que os gases, que podem retornar, não passam por ela da forma que deveriam.
A Kawasaki ainda afirma que:
É claramente comprovado que o uso de escapamento diferente do genuíno de fábrica sendo no uso que não é destinado a competição e sem nenhuma preparação para receber um sistema de exaustão esportivo acarreta em diminuição da vida útil do motor. Portanto a alteração do sistema de exaustão ou a remoção não entrega vantagens, e é irrisório ou nulo o possível aumento de performance, além de gerar a ilegalidade na utilização do veículo em vias públicas.”
Use o escapamento original da moto O melhor, para manter a moto nos conformes e não sofrer com nenhum destes problemas é manter a moto com o escapamento original. Isso vai garantir que tudo funcione como previsto e as manutenções não sejam uma surpresa.
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/motos/moto-sem-escapamento-maleficios/